Sou
jovem
SAÚDE MENTAL NA JUVENTUDE
A juventude, de forma geral, decorre entre os 12 e os 30 anos, sendo uma etapa única na vida de qualquer pessoa. Inicia-se com a adolescência, a partir dos 10 e até aos 19 anos e envolve múltiplas mudanças físicas, emocionais e sociais.
Todas estas mudanças e adaptações podem gerar uma grande carga física e mental, com as quais precisas de aprender a lidar e a ultrapassar de forma positiva e construtiva.
A forma como lidas com esta fase e com os seus desafios tem efeito no teu desenvolvimento e bem-estar físico e mental. Este pode ser um momento em que podes assumir novos papéis gratificantes e desafiadores, mas também podes ter momentos de grande stresse, podendo acarretar diferentes níveis de sofrimento mental.
Segundo os estudos, é nesta fase da vida que podem surgir os primeiros sinais/traços indicadores de perturbação mental, sendo muito importante investires na tua saúde mental.
A Saúde Mental é mais do que a ausência de sintomas, de sofrimento ou de perturbações mentais.
É um estado de bem-estar em que consegues usar todas as tuas competências e capacidades para lidar com os problemas do dia-a-dia e resolvê-los de forma adequada.
É algo que utilizas no teu dia-a-dia e é influenciada pelas tuas vivências nos diferentes contextos que te rodeiam, como a escola, a família e a comunidade. Uma vivência positiva e segura, livre de violência, abuso e exclusão e baseada em confiança e segurança é um forte protetor da tua saúde mental e da tua capacidade para participar ativamente na tua própria construção interna e externa e do mundo em teu redor.
Em termos gerais, pode-se dizer que a promoção da saúde mental pretende reduzir os fatores que põem em causa o teu bem-estar e fortalecer os fatores que suportam o teu bem-estar e a saúde.
Neste momento promoção e prevenção na área da saúde mental são vistas como as duas faces da mesma moeda, com o objetivo de aumentar a capacidade comportamental dos/as jovens para lidar com os desafios da vida com o mínimo de efeitos nocivos e, ao mesmo tempo, maximizar o seu bem-estar, autorrealização e envolvimento social.
Na sociedade atual são inúmeros os fatores psicossociais que podem despoletar o sofrimento psicológico e os desvios no desenvolvimento psicoafectivos dos/as jovens, e estes são assuntos altamente importantes de se discutir.
Alterações na tua saúde mental podem ter implicações negativas e crescentes no teu funcionamento diário, no sucesso escolar, na tua estabilidade profissional e no teu funcionamento social e familiar.
Para apoiares o teu bem-estar mental tenta adotar padrões de sono saudáveis, fazer exercício físico regular, desenvolver formas de enfrentar e resolver desafios com outros/as e aprender a gerir as emoções. Na escola, em casa e na comunidade, tenta criar um ambiente que te seja protetor, e quando isso não for possível, pede ajuda a um/a profissional.